Onde Está Jesus?
Tereza Rodrigues
Professora - Palestrante Espírita
ONDE ESTÁ JESUS?
Convencionou o mundo ocidental que o nascimento de Jesus seria lembrado, anualmente, a 25 de dezembro. É o Natal, data reservada à lembrança de Sua vinda ao mundo para ensinar, vivenciando, as Leis de divinas, o amor ao Pai e ao próximo.
No entanto, onde está Jesus nas comemorações do Natal? Vemos belas árvores enfeitadas, há luzes em quase todas as portas e janelas, mas... a figura cultuada é Papai Noel, que, aliás, "chegou" em outubro. Nos shoppings a decoração encanta todos os olhos, mas… onde está uma representação do aniversariante? Ou, apenas, Seu nome? Os belos presépios que se viam, anos atrás, por toda a parte, desapareceram. Até para a decoração natalina são difíceis de encontrar nas lojas, mas... Papai Noel há para todos os gostos e bolsos. Aqui e ali fala-se em fraternidade e confraternização, mas quase sempre tais palavras estão associadas ao consumo de comidas, bebidas, roupas e presentes. Consumo, consumo e mais consumo.Uns gastam porque podem, outros criam tormentos financeiros para os próximos meses, outros ainda, frustram-se porque não podem participar do furor consumista. O passageiro substituindo o permanente. O material buscando de todas as formas abafar o espiritual.
Há pouca visibilidade para o verdadeiro espírito do Natal, para os ambientes verdadeiramente cristãos. O lar onde a família se reúne para o culto cristão antecedendo o alimento do corpo; a mesa, farta ou não, em torno da qual se congregam pessoas que realmente se amam, sem falsa alegria e sem excessos; presentes que se trocam simbolizando afeto e não obrigação social; ausência de presentes, mas abraços ternos e reconfortantes. Ambientes assim, verdadeiramente iluminados pelo brilho dos corações em festa, estão prontos para receber o aniversariante que, contrariamente às convenções do mundo, vem para oferecer e não para receber. Vem, mais uma vez, trazer as Suas bênçãos consoladoras das aflições, Seu amor incomparável, Sua paz diferenciada. Ali está Jesus.
Relembremos neste Natal as lições do Mestre e melhoremos a nossa convivência, exercitando o perdão: perdoar setenta vezes sete vezes(1); a tolerância: eles não sabem o que fazem(2); a humildade: todo aquele que se eleva será rebaixado(3); a caridade pura: não saiba vossa mão esquerda o que dá a direita(4).
Renovemos atitudes no combate ao orgulho, que não nos deixa ver os próprios erros; ao egoísmo, que não nos deixa perceber o outro; ao preconceito, respeitando as diferenças; a maledicência, calando a palavra ferina.
Ouçamos no mais íntimo de nosso ser a sua promessa consoladora, hoje concretizada na Doutrina Espírita, e recordemos suas doces palavras: "em qualquer lugar em que se encontrem duas ou três pessoas, reunidas em meu nome, eu ali estou, no meio delas"(5),certos de que, se o quisermos receber, Ele estará conosco em todos os dias da nossa vida, num permanente Natal, tempo de renovação em nossas vidas.
Tereza Rodrigues
(1) Mateus, XVIII 21 e 22
(2) Lucas, 23:34
(3) Lucas, XIV:7 a 11
(4) Mateus, VI:1 a 4
(5) Mateus, XVIII:20